FIEAC: PDA promove curso de SST na era eSocial
Publicado em 08/12/2016 pela
site da FIEAC.
Com o propósito apresentar os principais aspectos do eSocial e os impactos na gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) nas indústrias, por meio de abordagem teórica e atividades práticas, a FIEAC, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizou nesta quarta-feira, 7 de dezembro, o curso ?Como fazer gestão de SST na era do eSocial?.
A capacitação destacou os pontos de atenção relacionados à gestão de SST para o cumprimento das obrigações previstas, a fim de minimizar riscos de criar passivos trabalhistas e previdenciários. Além disso, alerta as indústrias quanto à necessidade de que as empresas prestadoras de serviços também cumpram os requisitos do eSocial em relação a seus funcionários.
Segundo o instrutor Gustavo Werner, a principal mudança para a implantação do eSocial é a forma do repasse de informações dos empregados ao Governo Federal. “Apesar do desconhecimento inicial sobre o sistema, ele chega como um benefício para as empresas que passarão a ter mais segurança para transferir informações sobre seus funcionários para os órgãos competentes. Elas estarão blindadas em relação a problemas referentes à segurança e saúde do trabalhador?.
Werner ressaltou ainda que o eSocial, aparentemente, veio para ficar. Então, existem duas opções frente a uma lei, ou a empresa cumpre ou não, e se não cumprir, estará sujeita a sanções.
?O curso mostrou com muita clareza que temos que nos voltar também para adequar o ambiente a nossa realidade, estar preocupado com o social da empresa. Esclareci muitas dúvidas de fatos que estamos vivenciando no dia a dia da empresa e isso abriu um leque de informações para podermos tomar as decisões corretas, para não cairmos nos autos de infrações e fiscalização, porque hoje o gestor da empresa precisa trabalhar com a prevenção, que possibilita com que ele não tenha prejuízos e, acima de tudo, conscientize as pessoas com a forma correta de agir. A lei está ai para ser cumprida?, destacou a empresária Geane Queiroz.