Dois em cada três jovens pensam em abrir o próprio negócio no Brasil

Pesquisa da FIRJAN entrevistou 5.681 profissionais, entre 25 e 35 anos, de oito países, como Estados Unidos, Inglaterra, China e Índia

Carpinteiro


Realização de um sonho, qualidade de vida, altos ganhos financeiros, mercado promissor e não ter chefe são as principais motivações para empreender no Brasil

Dois em cada três jovens brasileiros planejam se tornar empreendedores nos próximos anos. É o que revela a pesquisa

Jovens Empresários Empreendedores

, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN). O estudo traz uma radiografia completa do perfil e do comportamento dos jovens empresários do Brasil e de mais sete países: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Índia e Rússia. Foram entrevistados 5.681 jovens profissionais, aproximadamente 600 entrevistas em cada país, sendo a metade deles já empreendedor, com idades que variam entre 25 e 35 anos.

Realização de um sonho (76,4%), qualidade de vida (75,6%), altos ganhos financeiros (70%), mercado promissor (66,1%) e não ter chefe (64,5%) são as principais motivações para empreender no Brasil.  A pesquisa revela ainda que quase metade dos jovens empresários (46,1%) brasileiros se sente plenamente realizado, uma característica mencionada por apenas 25,6% dos não empreendedores. Também integram o perfil dos novos empresários atitudes como valorizar a família (85,3%), ser otimista (69,8%), desejo de transformar o mundo (66,2%), participar de ações em prol do meio-ambiente (65,4%) e ser ligado à tecnologia (60,7%).

?Nosso objetivo foi entender o comportamento dos jovens empreendedores, como eles decidem abrir o próprio negócio, quais são os desafios empresariais e as principais semelhanças e diferenças com empresários de outros países. Os empreendedores são importantes agentes de mudanças sociais e a FIRJAN, como uma representante empresarial, quer criar ações diferenciadas para integrar esses jovens ao ambiente de negócios?, explica a presidente do Conselho Empresarial de Jovens Empresários da FIRJAN, Poliana Silva.

Para mais de 70% dos jovens brasileiros, tanto as pequenas cidades como as capitais oferecem um ambiente atraente para novos empreendimentos. Mas a percepção internacional é diferente. Jovens da China (67%) e da Índia (59%), por exemplo, acreditam que as metrópoles sejam o espaço ideal para o investimento de novos negócios.

Entre as opções menos citadas pelos jovens empresários para abrir o próprio negócio estão a falta de perspectiva no mercado de trabalho formal e a facilidade de seguir com o negócio da família. A maior parte dos empresários da nova geração (81,1%) montou sua empresa do zero contra 15,4% dos que herdaram ou compraram (3,2%) o negócio. ?Esses resultados reforçam a ideia de que o empreendedorismo não é reflexo da falta de opções de vagas de emprego, mas sim de uma escolha consciente dos jovens, baseada em valores e aspirações pessoais?, explica o gerente de Pesquisa e Estatística da FIRJAN, Cesar Kayat Bedran.


SAIBA MAIS

– Faça o download da pesquisa Jovens Empresários Empreendedores no

site da FIRJAN

.

Da FIRJAN

Foto: Arquivo/CNI

Para a

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.