Consulado holandês visita SENAI FabLab para parceria em economia circular
O SENAI FabLab, localizado no Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Automação e Simulação, recebeu a visita do Consulado da Holanda no Rio de Janeiro, que busca parcerias para criar um Living Lab, uma plataforma que seja um ponto de conexão e intercâmbio entre os estudantes de graduação, professores e pesquisadores dos dois países, com o tema economia circular. O FabLab é o laboratório de prototipagem voltado para estimular a inovação tecnológica na indústria. Com essa troca, a expectativa é o desenvolvimento de um trabalho conjunto com o propósito de encontrar novas soluções para problemas reais das empresas.
O Living Lab no estado do Rio será o segundo da Holanda no país, que já tem um projeto em Belo Horizonte com foco em bioeconomia. Tatiana Chagas, adida Comercial do Consulado holandês, explica que o FabLab se assemelha ao que já é feito nos Living Labs da Holanda. “Temos a opção de conseguir viabilizar um segundo Living Lab, em economia circular, e começamos a pesquisar possíveis parceiros. Realizamos a visita e ficamos impressionados com o que já existe de tecnologias e parcerias com empresas”, explicou.
A economia circular, que se caracteriza pela redução do desperdício e uso consciente dos materiais, é trabalhada de forma prioritária pelo governo holandês, que tem interesse de difundir o tema em outros países. A transformação de um modelo linear de produção pelo circular também tem sido cada vez mais valorizada pelas indústrias fluminenses.
“O propósito do encontro no FabLab foi conhecer melhor a nossa estrutura e levar as impressões para o governo holandês aprovar a parceria. A intenção é conectar indústria, as instituições de ensino e governo em uma cooperação bilateral entre Holanda e Brasil”, explica Maurício Owaga, gerente do IST Automação e Simulação, que acompanhou o grupo na visita.
De acordo com Adriana Carvalho, especialista em Relações Internacionais da FIRJAN Internacional, a proposta do Living Lab é resultado do bom relacionamento entre o Sistema FIRJAN e o Consulado holandês ao longo de 2016. “Realizamos muitas ações em parceria no tema da economia circular. Para este ano, foi criada uma agenda de trabalho conjunta, e o ponto de partida foi apresentar nossos projetos no FabLab, além de toda a estrutura do laboratório”, conta Adriana.
A ideia é que o projeto possa ser executado na rede FabLab. Criada no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o FabLab chegou ao Brasil de forma pioneira pelo SENAI, em 2014. No ano passado, dois novos FabLabs foram inaugurados no estado do Rio, no SENAI Campos e no SENAI Friburgo. Outras duas unidades serão inauguradas em breve, em Niterói e Resende.
A visita do Consulado Holandês ao SENAI FabLab aconteceu em 23 de janeiro.