Cheios de câmeras, carros terão monitoramento externo e interno


Montadoras trabalham para introduzir nos carros um sistema de vigilância que deve revolucionar a indústria automotiva já na próxima década. Os carros terão uma rede de vídeo, com câmeras de minúsculas dimensões conectadas a um computador central, para gravar os mais variados tipos de imagem. O sistema vai manter a gravação ininterruptamente, como câmeras de segurança de comércios e edifícios, e registrará na memória os 30 segundos anteriores e os 60 posteriores a qualquer movimento repentino do veículo, como uma freada brusca ou uma batida.


A novidade foi apresentada este ano pela Peugeot em Las Vegas, nos Estados Unidos. O grupo francês contratou os serviços da empresa de rastreamento Garmin para desenvolver o sistema de segurança para os futuros modelos da marca e também da Citroën, DS e Dong Feng. A expectativa é que a tecnologia chegue às ruas da Europa, em todos os modelos, em menos de 10 anos.


O sistema foi criado para oferecer informações que podem esclarecer acidentes. Mas em países como o Brasil, onde o roubo e furto de veículos são epidêmicos, a tecnologia poderá ser usada para combater os crimes. De acordo com informações da montadora, o sistema tem uma possibilidade que não deve agradar a todos os motoristas: além de registrar a parte externa, permite também a gravação constante de imagens do que ocorre em cada um dos assentos, inclusive o comportamento do condutor.


Nos Estados Unidos, a agência responsável pela segurança veicular (NHTSA) tenta, 2010, aprovar lei que obrigue os carros a ter esse tipo de "caixa-preta". No país, os veículos equipados com airbag possuem computador de bordo que registra as ações do condutor até cinco segundos antes de o sistema ser ativado. Porém, a NHTSA quer mais. O novo componente, semelhante ao que a Peugeot projeta e resistente a fortes impactos, água e fogo, custa entre quatro e cinco mil dólares (cerca de R$ 16,5 mil dólares). O valor é considerado alto pelas montadoras, que até hoje conseguiram evitar que a medida se torne lei.

Fonte: ZH Notícias


 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.