FIRJAN assume protagonismo na elaboração do Plano ABC no estado do Rio


Vinculado à Política Nacional sobre Mudança do Clima, o Plano ABC – Agricultura de Baixa Emissão de Carbono é uma das ações que integram o compromisso brasileiro de redução de emissão de gases de efeito estufa.  A governança da iniciativa se dá nos âmbitos nacional e estadual. No estado do Rio, o Sistema FIRJAN acaba de assumir a secretaria executiva do grupo gestor.


 


A meta é contribuir para a implantação de medidas que favoreçam a produção sustentável na agropecuária fluminense.  A estimativa é que o trabalho seja concluído em agosto.


 


“A relevância desse programa para o estado do Rio é ampliar o acesso a recursos financeiros e a capacitação dos técnicos no âmbito dos programas contemplados pelo Plano ABC. Ademais, o projeto busca desenvolver tecnologias que viabilizem práticas alinhadas à economia de baixo carbono”, explica Andrea Lopes, especialista de Meio Ambiente da Federação.


 


O Plano ABC contempla cinco programas: Recuperação de Pastagens Degradadas; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs); Sistema Plantio Direto (SPD); Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN); e Florestas Plantadas.


 


Alceir Corrêa, presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação e Panificação de Três Rios e Região (Sindal), lembra que a atuação da FIRJAN foi preponderante para criação do grupo no estado do Rio. Ele explica que a negociação foi desdobramento do evento ‘Fortalecendo a Bacia Leiteira do Centro-Sul Fluminense’, promovido no ano passado.


 


Corrêia esclarece ainda que a Federação preconizou o debate sobre a situação da pecuária leiteira na região, em busca de alternativas para melhoria da produção. “Com o Plano ABC, teremos mais recursos para implantar as medidas necessárias”, pontua ele, que também preside a Representação Regional da FIRJAN no Centro-Sul Fluminense.


 


Parceiros


 


Em âmbito nacional, o Plano ABC é gerido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). No estado do Rio, a ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pesca e Abastecimento.


 


Além da FIRJAN, integram o grupo estadual a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), o Sebrae-RJ, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), entre outras instituições.


 


O grupo gestor estadual foi instituído pelo Decreto nº 45.892/17.

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.