Seminário da Qualidade Automotiva reforça diálogo entre setor produtivo e governo do Estado

A Casa Firjan foi palco, ontem, do Seminário da Qualidade Automotiva, evento promovido pelo Sindirepa, que reuniu empresários, autoridades públicas e representantes do setor produtivo para debater a modernização, a sustentabilidade e os desafios da reparação automotiva no Estado do Rio de Janeiro.

A abertura foi conduzida pelo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, que ressaltou o papel estratégico da indústria da reparação automotiva para a economia fluminense:

“O Sindirepa é um exemplo de entidade atuante, que entrega resultados concretos. A indústria da reparação é quem faz a roda girar, apoiando a mobilidade, a produtividade e a geração de empregos. A Firjan reconhece e valoriza essa força.”

Em seguida, o presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan, Celso Mattos, agradeceu aos associados pela presença e ao presidente Caetano pelo apoio contínuo, destacando pautas prioritárias da entidade. Ele reforçou o apoio institucional à renovação da concessão da Naturgy — elogiando a condução técnica da presidente Kátia Repsold — e alertou sobre a atuação irregular de algumas associações de proteção veicular:

“Seguimos atentos à atuação da SUSEP e preocupados com a forma como essas associações têm atuado, contribuindo para que o modelo de negócio similar ao das seguradoras seja replicado de forma desleal, prejudicando empresas sérias e sem oferecer a mesma segurança jurídica ao consumidor.”

Celso também destacou a importância do gás natural como vetor de desenvolvimento:

“Diferente do Prefeito, que ainda não entendeu que o gás natural é nosso, e que precisamos utilizá-lo em todas as frentes que possam contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado, o Governador Cláudio Castro está atento e contribuirá de forma significativa com essa escuta.”

A Secretária de Estado de Transportes e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, reforçou o compromisso do governo com o setor e anunciou que o edital de licitação para renovação da frota de ônibus incluirá veículos movidos a gás natural:

“Essa escuta setorial é importante para que governo, instituições e sociedade construam juntos o futuro do nosso Estado. Além disso, estamos gerando empregos aqui. Somos o maior produtor de gás — nada mais sensato do que utilizá-lo com inteligência.”

O Diretor da Firjan SENAI complementou:

“Com a Rota 3, o Rio de Janeiro terá gás de sobra. Precisamos criar demanda, e fomentar o setor automotivo é um passo lógico.”

Carolina Oliveira, Coordenadora Estadual de Gás da SEENEMAR, também ressaltou a importância da atuação conjunta entre governo e setor produtivo:

“Procurei o Sindirepa e o SindiEstado e, juntos, construímos esse belo trabalho que teve início no fim de 2023 com a abertura de 14 postos de abastecimento na Rodovia Presidente Dutra, dentro do programa dos Corredores Sustentáveis. É um exemplo claro de que, quando há diálogo e parceria, os resultados aparecem.”

A programação do evento incluiu ainda painéis técnicos, espaço para troca de experiências e articulação institucional.

Painel: Qualidade e Segurança na Reparação: Impactos na Mobilidade Urbana

Basílio Teixeira | Diretor do RJ Postos
Rodrigo Terra – Ministério Público do Estado do RJ
Jorge Alberto Neto – Presidente da Assinsp
Gabriel Kropsch | Presidente do Conselho na Associação Comercial do Rio de Janeiro – Associação Comercial do Rio de Janeiro – ACRJ
Mediador: @Raphael Ched | Vice-Presidente do Sindirepa

Painel: Inovação, Sustentabilidade e Mão de Obra: Desafios da Reparação para a Mobilidade do Futuro

Celso Mattos | Vice-Presidente da Firjan e Presidente do Sindirepa
Priscila Haidar Sakalem – Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro
Carolina Oliveira | Superintendente de Eficiência Energética na Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro
Alexandre dos Reis dos Reis | Diretor da Firjan SENAI
Mediador: Fernando Montera | Consultor Especialista em Gás Natural

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.