Ações para evitar infrações e aumentar segurança no uso do GNV são debatidas em encontro na Firjan

O Comitê Nacional do GNV, a Firjan e o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro, se reuniram nesta quinta-feira (12/6), na sede da Firjan, com representantes de diversas instituições para debater ações para evitar infrações e, dessa forma, aumentar a segurança no uso do GNV (gás natural veicular).

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, ressaltou a importância de medidas para prevenir acidentes. “Estamos aqui com parceiros de alto conhecimento no assunto para discutirmos ações para evitar comportamentos ilegais”, disse Caetano, pontuando que a Firjan apoia as iniciativas que venham a ser tomadas no sentido de prevenção.

Entre as iniciativas mencionadas pelo presidente do Sindirepa e vice-presidente da Firjan, Celso Mattos, está a criação da Semana de Conscientização e Segurança no Uso do GNV. “Vamos estruturar esse programa por meio da realização de uma blitz educacional, com a participação de todos os órgãos envolvidos. Trata-se de uma oportunidade valiosa para levar informação à população, divulgar os benefícios do GNV e reforçar a importância de manter a vistoria em dia. Sabemos que o GNV é uma tecnologia segura — agora, é fundamental comunicar isso de forma clara e acessível a todos os consumidores.”, afirmou Celso Mattos, que conduziu a reunião.

Outras medidas também foram sinalizadas durante a reunião, com o objetivo de aumentar a segurança e prevenir infrações relacionadas ao uso do GNV. Entre elas, está a possibilidade de restringir o registro dos cilindros de gás a apenas um veículo, impedindo sua troca irregular para burlar fiscalizações. Também foi destacada a importância de avanços tecnológicos, como a utilização de chips e dispositivos eletrônicos para rastreabilidade e controle mais eficaz.

Outro ponto levantado foi a necessidade de aprimoramento da legislação vigente, de modo a garantir melhores condições de atuação para os agentes públicos envolvidos nas fiscalizações. Além disso, sugeriu-se o envolvimento do Ministério Público como parceiro estratégico na construção de soluções e no fortalecimento da fiscalização.

Por fim, propôs-se a realização de reuniões periódicas entre os setores envolvidos, a fim de manter um canal de diálogo constante, acompanhar o desenvolvimento das ações e garantir a efetividade das medidas adotadas.

Também participaram do encontro na Firjan representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), Agência Nacional do Petróleo (ANP), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro (Procon-RJ), RJ Postos, Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar), Secretaria de Estado de Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro (Sesp-RJ), Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Estado do Rio de Janeiro (RJ Postos), Sindicato dos Postos de Serviço do Rio de Janeiro (Sindcomb).

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.