AGU pede ao STF adiamento das negociações em torno do ICMS sobre combustíveis | Brasil

A Procuradoria Geral da Repúblicaque representa o Governo Jair Bolsonaro (PL) noSupremo Tribunal Federal (STF), pediu o adiamento da nova rodada de negociações sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveiss, marcada para segunda-feira (14). Segundo o órgão, a comissão, que busca um acordo entre os Estados e a União, precisa ter membros indicados pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Em um período de transição de governos, como o que se apresenta, a transcendência das consequências orçamentárias de um eventual acordo traduz um fator que, infelizmente, limita a legitimidade das decisões que podem ser adotadas no presente momento pelo representantes do Poder Executivo Federal na Comissão Especial”, disse a AGU.

Para a agência, “os representantes do Poder Executivo Federal estão convictos de que o avanço legítimo, seguro e transparente de uma solução conciliatória no presente caso só poderá ser obtido com a incorporação, na Comissão Especial, de participantes a serem indicados pela nova equipe de governo”.

Por isso, a AGU pediu o adiamento da audiência marcada para 14 de novembro, “para que seja possível contar com membros a serem eventualmente indicados pela equipe de transição indicada pelo futuro governo”.

Na semana passada, o ministro Gilmar Mendes decidiu prorrogar, até 2 de dezembro, os trabalhos da comissão especial formada por representantes dos Estados e do governo federal. Inicialmente, a data de fechamento prevista era 4 de novembro.

Ao prorrogar o prazo, o ministro destacou a “boa fé e comprometimento” dos membros da comissão, que começou a funcionar em agosto, e também o fato de as negociações terem avançado recentemente.

A queda na arrecadação do Estado é resultado de duas leis promulgadas pelo Presidente Jair Bolsonaro (PL) para tentar baixar o inflação. As regras prevêem que o ICMS de todas as unidades da federação deve respeitar uma alíquota única de, no máximo, 17%.

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.