Presidente de Portugal, Marcelo Souza se reune com o Presidente do Sindirepa, Celso Mattos

Com a presença do Sindirepa, o Sebrae e a IAPMEI assinam o Memorando de Entendimento (ME), integrado na iniciativa “Dia da Inovação Brasil – Portugal: A força da inovação no empreendedorismo brasileiro”.

No dia, 31 de outubro, com a presença do Presidente de Portugal, Marcelo Souza e o Presidente do Sindirepa e também vice presidente da Firjan, Celso Mattos, as entidades assinaram um Memorando de Entendimento (ME), integrado na iniciativa “Dia da Inovação Brasil – Portugal: A força da inovação no empreendedorismo brasileiro”.

O documento estabelece como principal objetivo a formalização de um esquema não exclusivo de colaboração recíproca e estreita entre o IAPMEI e o SEBRAE, com vista a promover iniciativas e projetos que fomentem a cooperação entre os dois organismos, e promovam a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro, pequenas e médias empresas no Brasil e em Portugal.

Na oportunidade o Presidente do Sindirepa, Celso Mattos, pode conversar com o Presidente de Portugal, Marcelo Souza para o intercâmbio de ações de desenvolvimento do setor industrial na reparação automotiva.

O IAPMEI e o SEBRAE formalizam, assim, uma base sobre a qual poderão explorar oportunidades de cooperação e colaboração, tendo como objetivo o intercâmbio de conhecimento e iniciativas a favor das empresas e negócios apoiados por ambas as instituições.
Por forma a promover iniciativas e projetos que fomentem a cooperação e promovam a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro, pequenas e médias empresas no Brasil e em Portugal, o Memorando contempla as seguintes áreas de cooperação:Intercâmbio de conhecimento, partilhando Informação sobre indústrias, cadeias de valor, empresas e ambientes de negócio, bem como políticas públicas e seus instrumentos no setor industrial.Inovação e Empreendedorismo, atuando na promoção da inovação empresarial, organizacional ou tecnológica, no âmbito sustentabilidade e economia circular, da descarbonização e digitalização, do benchmarking e promoção de conexão entre ecossistemas de inovação e estabelecimento de rede de negócios inovadores e na promoção do empreendedorismo qualificado e de soluções de incubação de empresas.Estímulo à competitividade empresarial, incluindo intermediação e facilitação institucional, promovendo a conexão entre empresas brasileiras e portuguesas, incluindo a divulgação de catálogos de empresas fornecedoras e missões técnicas e empresariais.

Reforço de Competências nas empresas, empresários e trabalhadores, ao nível da literacia financeira e digital, coaching e mentoring e educação empreendedora.

Financiamento Empresarial, designadamente, o desenvolvimento e promoção do acesso das PME financiamento, bem como o reconhecimento do mérito e qualificação empresarial na área económico-financeira.