Demanda por instalação de kits-GNV cresce com inflação da gasolina

A procura pelo Gás Natural Veicular (GNV) aumentou este ano, impulsionada pela alta do preço da gasolina. O combustível derivado do petróleo já passou por seis reajustes nesses três primeiros meses de 2021, e acumula uma alta de 54% nas refinarias. Enquanto isso, neste trimestre, o mercado registrou crescimento de 15% no volume nacional de instalações de kit-GNV em automóveis, e de 11% no Estado do Rio. Os dados são da Gerência de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias fluminenses (Firjan).

Cilindros mais caros travam crescimento

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Rio (Sindirepa) argumenta que o crescimento do mercado de GNV poderia ser ainda maior se não fosse pelo aumento dos preços dos cilindros, que também estão em falta nos fornecedores. Os motivos são a pandemia, que elevou a demanda por cilindros de oxigênio nos hospitais, e o preço do aço, que assim como o petróleo, é uma commodity e, por isso, está sujeito às variações cambiais.

— Existe um fabricante de cilindros, em São Paulo, que detém 85% do mercado nacional. Os outros 15% são atendidos por dois fabricantes menores e pelos importados. Nos importadores, que ajudam a equilibrar o mercado, o preço do frete triplicou, então eles não estão conseguindo trazer — explica Celso Mattos, presidente do Sindirepa.

Leia a materia completa: https://extra.globo.com/economia/demanda-por-instalacao-de-kits-gnv-cresce-com-inflacao-da-gasolina-24955395.html

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.