Carnaval 2021: como será o feriado para as empresas e seus funcionários
O carnaval de 2021 será diferente no Rio de Janeiro: não haverá festas, nem feriado prolongado. Para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19, a folga será apenas na terça-feira (16/02). A segunda-feira (15/02) e a quarta-feira de Cinzas (17/02) serão dias úteis normais.
Os trabalhadores que tiverem que trabalhar na terça-feira deverão receber o dia com adicional de 100% ou ganhar uma folga compensatória.
“A empresa que tem banco de horas pode fazer a compensação caso dê folgas na segunda e na quarta. Quem dispõe de horas extras tem esse manejo de ter seu saldo descontado pelos dias não trabalhados”, orienta Pedro Capanema, consultor Jurídico da Firjan.
Nada disso impede, no entanto, que a empresa libere seus funcionários por liberalidade e, assim, os dispensem de suas funções nos dias combinados.
Em 15/01, o governo do estado decidiu manter o feriado de terça-feira de carnaval, de acordo com publicação no Diário Oficial. A data não é incluída em feriados nacionais e a regulamentação é feita pela lei estadual nº 5243, de 14 de maio de 2008.