A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa) deve concluir até abril o processo de revisão tarifária da CEG, distribuidora fluminense de gás natural, disse hoje o secretário estadual de desenvolvimento econômico, Lucas Tristão. Segundo ele, com a conclusão da revisão, as tarifas vão cair para os consumidores, em todos os segmentos.
Questionado sobre o percentual de queda, Tristão afirmou que os valores das novas tarifas ainda não foram definidos. Ele destacou que a redução das tarifas será possível porque a CEG não cumpriu todo o plano de investimentos do ciclo da revisão tarifária passada e que, portanto, os consumidores fluminenses têm direito à compensação.
“Ela [CEG] foi remunerada [pelas tarifas definidas na revisão passada], mas não realizou todos os investimentos previstos, muito em função do mercado… Precisamos agora compensar investimentos não realizados ao consumidor. Haverá uma redução, mas as tarifas vão comportar também a remuneração dos novos investimentos”, disse Tristão, a jornalistas, no Palácio Guanabara, após cerimônia de assinatura da licença de instalação da usina termelétrica GNA II, no Porto do Açu (RJ).
O secretário afirmou, ainda, que a expectativa é concluir em fevereiro o julgamento dos recursos sobre a regulamentação do mercado livre de gás natural do Estado do Rio. Segundo ele, o governo tem mantido conversas com a CEG para evitar a judicialização do assunto.
Fonte: O Valor