Ministro da Indústria lança Brasil Mais Produtivo na FIRJAN

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, lançou o programa Brasil Mais Produtivo, na sede do Sistema FIRJAN. A iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade de três mil pequenas e médias empresas brasileiras por meio da aplicação de ferramentas do Lean Manufacturing, que tem como foco a redução de desperdício na produção industrial. No estado do Rio, serão contempladas as indústrias de Alimentos e Bebidas das regiões Metropolitana, Grande Rio, Areal, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e Três Rios.

O ministro ressaltou a importância do programa para fomentar o setor produtivo nacional e sinalizou a possibilidade de ampliá-lo devido à boa receptividade. “Estudamos aumentar o número de vagas em 2017. Ainda neste ano queremos lançar um piloto para que tenhamos, já no próximo ano, o Brasil Mais Produtivo voltado para a eficiência energética”, disse.

Ministro ressaltou a importância do programa para fomentar o setor produtivo nacional (Foto: Vinícius Magalhães)

De acordo com Pereira, o projeto, assim como outras iniciativas do Ministério, caminha na direção de fortalecer o setor produtivo, permitindo que as empresas cresçam e criem novos postos de trabalho. “Nossa preocupação é gerar empregos. Esse é o melhor programa social que existe. Somos um governo de diálogo com a classe política, os trabalhadores e também com a cadeia produtiva”, garantiu.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da FIRJAN, destacou que o Brasil Mais Produtivo responde às demandas da indústria nacional por maior competitividade: “Tendo empresas mais eficientes, teremos um país mais forte competindo no mundo. Os empresários têm todo interesse em melhorar seus processos internos”.

Sobre o Brasil Mais Produtivo

No estado do Rio, o Brasil Mais Produtivo contemplará 60 empresas do setor de Alimentos e Bebidas. Para participar, a indústria deve ter uma perspectiva de um ganho de produtividade de, no mínimo, 20% ao integrar o programa. Com um orçamento de R$ 18 mil por empresa, a contrapartida de R$ 3 mil da empresa só será paga se esta meta for alcançada.

O programa é coordenado pela Gerência de Tecnologia e Inovação, com apoio da Gerência Setorial de Alimentos e Bebidas, que faz a articulação com o setor produtivo na sensibilização para adesão das empresas.

As empresas participantes recebem consultoria dos Institutos SENAI de Tecnologia (IST), responsáveis pelo diagnóstico e execução das ferramentas que promoverão os ganhos de eficiência. A consultoria, com duração de 120 horas, atualmente atende a 18 indústrias fluminenses do setor.

Uma delas é a Vitalis Indústria de Alimentos, que participa do programa com as unidades de produção de farinha pronta, e espera aumentar a produtividade dos processos industriais em pelo menos 25%.

“Tudo que trouxer competitividade ao melhorar nossa eficiência é muito importante. Da porta da fábrica para fora, há uma agenda complicada em que as melhorias não dependem apenas do empresário. Mas há coisas que podem ser feitas da porta para dentro, e é o que esse programa propõe”, afirmou Sérgio Duarte, presidente da Vitalis/Chinezinho e do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Rio de Janeiro (Siarj).

A indústria Delícias da Penha, também selecionada, já concluiu o programa e detectou diversas melhorias com a aplicação de ferramentas de manufatura enxuta. “Utilizamos os métodos Lean na linha de produção de empadas de camarão. Nossa produtividade aumentou em 251%. Mas o mais importante foi o conhecimento de procedimentos errados que tínhamos. Descobrimos isso de forma muito simples, e agora será mais fácil ter eficiência na produção de nossos outros produtos”, concluiu Sérgio Chagas, sócio proprietária da empresa.

O evento de lançamento do programa contou com palestras técnicas e atendimento do MDIC para os empresários. Também participaram do evento Carlos Augusto de Azevedo, presidente do Inmetro; Luiz Pimentel, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); e Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O lançamento do Brasil Mais Produtivo aconteceu em 9 de novembro.

Saiba mais sobre o Programa Brasil Mais Produtivo