GNV: De alternativa para realidade

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, procura alternativas para reduzir o custo do frete no Brasil.

Uma das possibilidades analisadas por Bento Albuquerque é usar o novo mercado de gás, que será lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira para diminuir o consumo do diesel no país e estimular a conversão de caminhões para o gás natural veicular.

A frota a gás representa somente 2,2% do total em circulação, de acordo com informações do Departamento Nacional de Trânsito.

A ideia do governo, quando o mercado de gás estiver consolidado, é estimular a conversão dos caminhões de carga. O ministro explicou:

“Não dá para dizer que haverá subvenção ao caminhoneiro. Não tem isso no momento, mas o preço vai cair tanto com essa expansão, que ficará atrativo fazer a conversão.”

Segundo o ministro, a base do plano que será anunciado pelo governo reside na retirada da Petrobras do mercado de transporte e distribuição de gás:

“Ninguém ganhou com esse monopólio, que já deveria ter sido quebrado desde 2002. Acho que faltou vontade política. Os governos sempre usaram a Petrobras como um agente de suas políticas e, por isso, não houve margem para competição. Naquela época, havia mais de 20 empresas operando no país e sobraram cerca de cinco.”

Segundo o Presidente do Sindirepa – Celso Mattos “O alinhamento com o Governo Federal e no tocante ao GNV com o Governo Estadual trará para Capital da Energia a competividade merecida, bem como estimulará novas conversões de veículos, leves e pesados”. 

O Presidente do Sindirepa destacou ainda a importância do evento que será realizado entre o final setembro e o início de outubro.

O  2º Seminário Nacional do GNV, uma realização do Comitê Nacional do GNV e parceria com o Sindirepa e a Firjan unirá todos os elos da cadeia para amplo debate, sendo um marco para o mercado Nacional.

 

 

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.