Vagas gratuitas para educação básica no SESI

Até 26 de janeiro de 2017, o SESI está com inscrições abertas para 1.078 vagas gratuitas de Educação Básica para Jovens e Adultos (EJA) em Escolas SESI do estado do Rio, para o primeiro semestre do ano letivo de 2017. Trabalhadores da indústria, seus dependentes e pessoas de baixa renda podem concorrer às vagas, desde que atendam aos pré-requisitos de idade e escolaridade dos cursos em questão.

As vagas estão distribuídas entre os seguintes cursos das Escolas do SESI:

• 19 vagas gratuitas para o 1º Segmento (1ª à 5ª fase) do Ensino Fundamental

• 363 para o 2º Segmento (6ª à 9ª fase) do Ensino Fundamental

• 696 para o Ensino Médio (1ª à 3ª fase)

Os candidatos devem fazer a inscrição exclusivamente na unidade do SESI em que pretende fazer o curso, até o dia 26 de janeiro de 2017, dentro do horário de funcionamento da unidade, levando a documentação especificada no edital. Só terão direito a matrícula os candidatos que comparecerem pessoalmente ao sorteio das vagas na unidade em que estiver inscrito, no dia 28 de janeiro (sábado), impreterivelmente às 10h. Acesse o Edital para ver a oferta de vagas por unidade.

Para concorrer a uma vaga no Ensino Fundamental para Jovens e Adultos é necessário ter idade mínima de 15 (quinze) anos completos até a data da matrícula. Para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos completos até a data da matrícula. Para se inscrever, é necessário comprovar escolaridade anterior, seja por meio de Declaração de Escolaridade ou de Histórico Escolar, emitido pela última escola frequentada.

Educação básica para jovens e adultos

A Educação Básica para Jovens e Adultos (EJA) voltada para jovens que não puderam concluir seus estudos é uma proposta educacional que supera o modelo escolar convencional, proporcionando um ambiente de aprendizado que estimula a autonomia. A EJA desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes que ajudam o aluno a lidar com as questões cotidianas que surgem na vida pessoal e na profissional.

Essa modalidade de ensino busca elevar a escolaridade básica nos níveis de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e de ensino médio (1ª à 3ª fase).

Cinco razões para você cursar a Educação de Jovens e Adultos do SESI Rio

1) É possível ingressar em qualquer fase ou série do ensino fundamental ou do ensino médio de acordo com a sua trajetória escolar

2) A duração do curso é variável, ou seja, você pode cursar todas as disciplinas ao mesmo tempo ou apenas algumas disciplinas de cada vez

3) A forma de ensinar considera o seu desenvolvimento escolar e as aulas são elaboradas para alunos jovens e adultos

4) O curso usa tecnologias, recursos pedagógicos, experiências e formas individualizadas de ensino para atender aos seus interesses e às suas necessidades de formação

5) O curso pode ampliar seus conhecimentos e sua forma de ver o mundo, o que é muito importante para você tomar decisões na sua vida pessoal (aumento na qualidade de vida) e profissional (melhoria das competências para o mundo do trabalho e exercício da cidadania)

Fases de ensino

O ensino fundamental é composto por nove fases e o ensino médio, por três fases. A duração mínima de cada uma delas é de seis meses, podendo ser ampliada de acordo com o ritmo individual de aprendizagem, que leva em conta o desempenho, a necessidade e o interesse do estudante. A estrutura permite ao aluno ingressar a qualquer momento no processo, considerando sua idade mínima e seus conhecimentos prévios.

Calendário atualizado

• Inscrições: 19/12/16 a 26/01/17

• Sorteio: 28/01/17

• Resultado nas Escolas SESI: 31/01/17