Seminário da Qualidade Automotiva e o Selo da Qualidade Automotiva – SQA, está chegando o dia.

Para fazer a inscrição no Seminário, clique aqui

Cada dia mais próximo do lançamento, 28 de março de 2019 e em breve presente no mercado independente de reposição, o SQA – Selo da Qualidade Automotiva é uma realidade. Quem ainda não conhece terá a chance de conhecer o Selo da Qualidade Automotiva (SQA), e podemos dizer que deve correr para conquistá-lo. Quem já conhece e está em fase implantação, colherá os bons resultados que o selo trará ao negócio. Hoje a situação é favorável ao SQA.

Mas nem sempre foi assim. Algum tempo atrás, quando se falava no Selo de Qualidade, nem todos sabiam do que se tratava. Os que sabiam tinham forte receio ao descredito do ocorrido no passado. Foi necessário um período para amadurecimento, foi necessário evoluir, planejar e consolidar o selo da qualidade na cadeia de reposição automotiva. Atualmente, existe consciência a respeito da importância do Selo para o mercado.

O Senai, Firjan, CNI, Sebrae Nacional, Senai DN estão focados na divulgação. A Visão de negócios, evolução natural, necessidade competitiva. Muitos fatores contribuíram para mudar o panorama do descrédito acarretado anteriormente no mercado.

O Selo da Qualidade Automotiva é de todos. Existe um conselho gestor formado por Indústrias, Seguradoras, Senai, Sebrae, CNI, Federações e Instituições locais, esse movimento cria uma onda de divulgação, que por meio de informações mostram as vantagens da manutenção preventiva, o que tem mudado a opinião de proprietários de veículos que, aos poucos, vão descobrindo o menor custo da manutenção preventiva em relação à corretiva, cujo custo e transtorno são seguramente maiores.

O SQA já é parcialmente acreditado pelo  INMETRO, o que lhe dá mais peso e consequente conscientização dos reparadores e dos clientes (consumidores). Segundo Celso Mattos “Não podemos usar de hipocrisia que os clientes demonstram cada vez mais interesse na busca por oficinas que apresentem um padrão de qualidade na prestação de serviços, isso é balela, pois não existia um Selo efetivamente divulgado e com a qualidade comprovada.” Continua Mattos “A expectativa de um grande  número de empresas interessadas é alta, pois daremos tamanha visibilidade, ajudando o empresário a pensar em abrir outros negócios.” Finaliza Mattos.

O Selo da Qualidade estará de imediato na participação de órgãos públicos, que cada vez mais têm colocado em seus editais de concorrência a exigência de um diferencial através de um Selo que leva a bandeira do Senai e do Sindirepa. A função e o compromisso do SQA é realizar a certificação da qualidade com isenção comprovada e a competência técnica das instituições renomadas do setor automotivo.

Estamos negociando com as seguradoras, os detentores do SQA vão receber mão de obra diferenciada, ou alguma bonificação por atender esse requisito. Negociamos também ser esse o critério para credenciamento, por muitas vezes critério esse desconhecido e até mesmo questionado por muitos. Dessa forma fica claro e evidente que oficinas com SQA estão *aptas a trabalharem com as seguradoras.

* Aptas não significa credenciamento automático, mas sim pronta para em caso de necessidade entrar no cadastro das seguradoras.

As oficinas de GNV estarão aptas, a estarem credencias a *Naturgy, podendo, inclusive fazer parte da rede do SQA com o pagamento da instalação na conta residencial do consumidor final.

A Naturgy determinará em comum acordo a inclusão das empresas no seu credenciamento. O SQA é o meio, e não o decisório, ficará estabelecido que apenas equipamentos de 5º geração com o atestado de qualidade do Sindirepa /Senia e oficinas SQA estão aptas a participarem do credenciamento da Naturgy.

Além disso, estaremos buscando e fechando serviços com frotas, buscando contratos e auxiliando o fechamento para empresas do SQA.

Consumidores também podem encontrar as oficinas do SQA em nosso aplicativo APP. O mesmo estará interligado a plataforma dos corretores e seguradoras como indicação de oficinas ao consumidor final.