Ranking de Competitividade foi um dos destaques na imprensa entre os dias 16 e 22 de janeiro

Os sites, jornais, televisões e rádios também deram espaço às divulgações do ICEI e da Sondagem Industrial, pesquisas elaboradas pela CNI. Veja quais foram as principais reportagens veiculadas na semana sobre o Sistema Indústria

o Ranking da Competitividade mostra que as empresas brasileiras têm dificuldades para enfrentar a concorrência estrangeira

MERCOSUL NEGOCIA COM PAÍSES EUROPEUS

O Valor Econômico do dia 16 publicou que em ?uma nova frente para ampliar mercados, os sócios do Mercosul vão lançar na quinta-feira (19) negociações para um acordo de livre comércio com o EFTA, bloco formado por quatro países europeus – Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein?. De acordo com o jornal, ?o anúncio ?seria? em Davos, paralelamente ao Fórum Econômico Mundial, em cerimônia com a presença de altos funcionários dos dois lados.? A reportagem destacou que ?um levantamento inédito da

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

aponta que há boas oportunidades de crescimento nas exportações de 236 produtos para a Suíça e 233 para a Noruega. Essas duas economias correspondem a mais de 90% do PIB total do EFTA. Em 2016, o Brasil vendeu US$ 2,4 bilhões em mercadorias ao bloco”. Leia a íntegra da matéria site do

Valor Econômico

EMPRESÁRIO INDUSTRIAL MAIS CONFIANTE

No dia 19, o Estadão.com.br registrou que ?após três meses seguidos de queda, a confiança do setor industrial voltou a crescer e sinaliza sentimento neutro dos empresários. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou aumento de 2,1 pontos entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 e atingiu 50,1 pontos. Nessa pesquisa da CNI, leituras acima de 50 indicam otimismo e números inferiores sinalizam prevalência do pessimismo. Em janeiro de 2016, o dado estava em 36,5 pontos. Apesar do aumento, o dado segue abaixo da média histórica de 54,1 pontos”. A reportagem completa está disponível no site do

Estadão

SONDAGEM INDUSTRIAL

No dia 20, a Agência Brasil destacou que a ?produção e o emprego na indústria brasileira encerraram 2016 em queda, mas a situação é mais favorável que a verificada em dezembro de 2015. A informação está na pesquisa Sondagem Industrial, divulgada pela CNI. De acordo com a pesquisa, o indicador de produção alcançou 40,7 pontos no último mês do ano passado, ante 47 pontos em novembro. Embora esteja abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o que indica queda na produção, o índice supera os 35,5 pontos registrados em dezembro de 2015. Segundo a CNI, a queda na produção é usual em dezembro devido ao fim das encomendas para o Natal. De acordo com a entidade, o índice de dezembro de 2016 é o melhor em quatro anos.? Saiba mais acessando a

Agência Brasil

RANKING DE COMPETITIVIDADE

O editorial do jornal O Estado de S. Paulo de domingo (22) comentou a pesquisa Competitividade Brasil 2016, divulgada pela CNI no dia 19. O texto ressalta que ?a pior crise econômica em muitas décadas só não fez o Brasil cair ainda mais no ranking de competitividade elaborado pela CNI porque sua classificação já era muito ruim: a penúltima posição entre 18 países com nível de desenvolvimento comparável ao brasileiro. Esta tem sido a posição do País desde 2012, quando a CNI iniciou os estudos sobre competitividade. Pior só a Argentina, submetida durante anos ao regime populista dos Kirchners, cujas consequências lentamente o governo Macri vem tentando neutralizar?. Acesse o site do

Estadão

para íntegra do texto.