Participação da iniciativa privada no governo por meio das concessões é fundamental, diz Michel Temer


selo infraestrutura

O presidente da República, Michel Temer, classificou de fundamental a participação da iniciativa privada no governo, por meio de concessões no setor de infraestrutura, e frisou que somente uma parceria entre os setores público e privado será capaz de superar o momento econômico adverso. “Neste quadro, é fundamental a participação da iniciativa privada. Nós sabemos que o poder público não pode fazer tudo sozinho. Podemos juntos vencer essa crise que tomou conta do país”, afirmou. Temer participou na manhã desta terça-feira (8) da abertura do

Seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil

, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (

CNI

) em parceria com o jornal Valor Econômico, na sede da CNI.

Michel Temer


“Nós sabemos que o poder público não pode fazer tudo sozinho” – Michel Temer


CONFIANÇA

– Temer observou que tem conversado com frequência com o presidente da CNI,

Robson Braga de Andrade

, sobre a importância da retomada da confiança no país, que, segundo ele, passa fundamentalmente pela geração de empregos. “Quando se fala em gerar empregos, fala-se no incentivo à indústria. A superação dessa crise tão aguda exige um cuidado, um trabalho extraordinário que nos permita seguir adiante. Devo dizer que esse é um ciclo perverso que estamos desmontando”, disse. “O nosso grande problema é a confiança. Confiança de que nós todos vamos trabalhar juntos, para trazer a iniciativa privada para dentro do governo, mediante as concessões”, acrescentou.

Outros fatores importantes para a recuperação econômica, conforme o presidente Temer, são a reforma da Previdência e o ajuste dos gastos públicos. Ele comentou que o governo se empenhou muito para aprovar na Câmara a PEC 241, que impõe limites aos gastos dos três poderes. A matéria será ainda apreciada pelo Senado. “Precisamos começar cortando na carne, portanto limitar os gastos do poder público. Estamos todos, Executivo e Legislativo, preocupados com o país”, enfatizou.

Em setembro, o governo federal lançou oficialmente o Programa de Parcerias em Investimentos (PPI), projeto que permitirá a maior participação privada nos investimentos e gestão de empreendimentos de infraestrutura. O primeiro pacote anunciado pelo governo prevê a concessão de 34 projetos de rodovias, portos, aeroportos, ferrovias e energia.

Por Diego Abreu

Foto: Miguel Ângelo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.