O Sindirepa posiciona-se no sentido de aumentar a competitividade do GNV, promovendo o aumento de outras tarifas e reduzindo o preço do GNV.

O Sindirepa posiciona-se no sentido de aumentar a competitividade do GNV, promovendo o aumento de outras tarifas e reduzindo o preço do GNV.

A Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do estado do Rio de Janeiro (Agenersa) realizou uma audiência pública em 6 de outubro, com o objetivo de receber as contribuições dos agentes interessados na regulamentação e harmonização do novo mercado de gás natural no estado. A audiência contou com a presença de representantes da Firjan, da concessionária Naturgy e de outros agentes do setor, como IBP, ABRACE, ABEGAS, ABRAGET, GENER-UFF, Sindirepa RJ e ABIOGÁS, entre outros.

Celso Mattos, Presidente do Sindirepoa e  vice-presidente da Firjan, afirmou que o mercado de gás no Rio de Janeiro deve ser aberto e acessível, visando reduzir os custos e beneficiar toda a cadeia produtiva. Ele destacou que essa audiência pública proporcionou a atualização e a troca de ideias entre os agentes do setor e a agência reguladora, buscando o melhor desenho regulatório possível para o mercado de gás no estado.

Durante a audiência, foram discutidos temas como o cálculo da margem de distribuição para consumidores livres atendidos pela malha da concessionária (chamada de TUSD), a margem de distribuição para consumidores atendidos por gasodutos dedicados (chamada de TUSD-E), as condições gerais de fornecimento no mercado livre e a regulamentação dos comercializadores.

Celso Mattos, ressaltou que o Gás Natural precisa ser competitivo, os dutos dedicados não podem ser exclusivos, defende ainda uma redução na taxa do GN para o segmento do GNV, como já é aplicado ao vidreiro.

Coordenador de Conteúdo da gerência de Petróleo Gás e Naval da federação, Fernando Montera, destacou: “A viabilização do mercado livre de gás é urgente e relevante para o Rio de Janeiro. São assuntos pendentes há quase quatro anos, em que precisamos separar as atribuições estaduais daquelas federais, visando apoiar o desenvolvimento de novos consumos, investimentos e consequentemente emprego e renda para o estado”

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.