Ministério do Trabalho altera regras sobre o funcionamento de atividades comerciais em domingos e feriados

Na terça-feira, dia 14/11, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, assinou a Portaria 3.665/2023 revogando a autorização do funcionamento de diversos setores do comércio aos domingos e feriados.

A medida altera a Portaria 671/2021, em que o governo federal, dentre outros objetivos, especificou o rol de atividades econômicas com autorização permanente para trabalhar em domingos e feriados. Conforme anexo IV, diversos setores da indústria e comércio passaram a poder funcionar nos dias de descanso sem a necessidade de autorização dos sindicatos dos trabalhadores ou de qualquer órgão público.

Essa recente alteração retirou algumas atividades da lista com autorização permanete, mas não atinge diretamente a indústria, sendo mantido na íntegra as atividades industriais dispostas no anexo IV da Portaria publicada em 2021.

Setores de prestação de serviços (e comercialização) com representação sindical afeita à indústria não sofreram qualquer restrição de funcionamento, tais como:

– serviço relacionado à tecnologia da informação e de processamento de dados;
– atividades da construção civil;
– comércio de venda de pão e biscoitos.

As atividades que não constem na Portaria Ministerial devem obter a autorização de funcionamento através da convenção coletiva do trabalho, respeitada a legislação municipal.

Em linhas gerais, os sindicatos dos trabalhadores do comércio assumem a prerrogativa de autorizarem ou não o labor em domingos e feriados para diversas atividades comerciais.

CONFIRA A LISTA DE ATIVIDADES COM AUTORIZAÇÃO PERMANENTE PARA O TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS

Fonte: Firjan

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.