Investimento público com contrapartida estimula ambiente de inovação no estado do Rio

Instrumento importante para o estímulo ao desenvolvimento tecnológico, os editais de fomento têm sido bem utilizados pelas empresas fluminenses. Mais da metade (61%) das que conquistaram recursos públicos e privados conseguiram convertê-los em novos produtos para o mercado. É o que aponta a Pesquisa de Conversão dos Recursos Públicos Destinados à Inovação, realizada pelo Sistema FIRJAN. A maior parte do financiamento obtido é destinada à compra de máquinas e equipamentos e a investimento em Pesquisa e Desenvolvimento na estrutura interna.

“O financiamento para inovação é sem dúvidas uma prioridade para as indústrias. É por meio dele que as empresas minimizam os riscos inerentes ao processo inovativo e geram competitividade”, avalia Bruno Gomes, diretor de Inovação do Sistema FIRJAN.

Aceleração de processos

Segundo ele, recursos obtidos em editais de fomento viabilizam a aceleração de processos para o setor privado. “Estamos passando por um momento no país em que a inovação tem sido cada vez mais buscada pelas empresas. E quando há contrapartida, é possível direcionar melhor a força de trabalho e otimizar o uso dos recursos”, disse.

Para Henrique Drumond, cofundador da Insolar, o financiamento é importante para empresas de base tecnológica e empreendedores conseguirem chegar ao mercado. Vencedora do Edital SENAI SESI de Inovação 2015, a Insolar desenvolveu, em parceria com os Institutos SENAI de Tecnologia (IST), o Ombrelone Solar.

Gargalos

Das empresas que inovaram, mais da metade encontrou dificuldade em pelo menos uma etapa do processo. O principal gargalo identificado foi na obtenção de certidões e acesso on-line aos sistemas das agências. O Sistema FIRJAN tem atuado para diminuir os entraves à inovação para as empresas com iniciativas na defesa de interesses do setor industrial e a criação do Comitê Regional de Inovação, em 2015.

Baixe a Pesquisa.