FIRJAN participa de debate sobre compartilhamento da bacia do rio Paraíba do Sul

O seminário “Compartilhando águas: a experiência do Paraíba do Sul” reuniu representantes do governo, da indústria e da sociedade civil para uma reflexão sobre a crise hídrica que atinge a bacia hidrográfica desde 2014. O gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho do Sistema FIRJAN, Jorge Peron, detalhou os resultados de uma pesquisa realizada pela Federação em 2014 e 2015 com 517 indústrias do estado do Rio, que avaliou os impactos decorrentes da crise hídrica do Paraíba do Sul.

Segundo Peron, a água está presente na cadeia de produção de quase metade das indústrias ouvidas, sendo que 15% utilizam o recurso em todo o processo e 35% em parte dele. “As indústrias que não fazem parte desse grupo são, em geral, pequenas e estão localizadas no Centro-Norte e na Região Serrana Fluminense. Elas podem, contudo, ser afetadas indiretamente pela escassez de água porque dependem de uma cadeia produtiva que necessita desse recurso”, explicou.

Jorge Peron destacou os resultados da pesquisa realizada pela FIRJAN sobre os impactos da crise hídrica do Paraíba do Sul (Foto: Renata Mello)

Outro dado levantado pela pesquisa é que 65% das indústrias fluminenses utilizam somente a concessionária como fornecedora de água. “A região metropolitana é a que menos utiliza captação direta e também foi a que registrou mais interrupções no fornecimento. Essa situação se agrava porque dois terços das indústrias do estado do Rio estão concentrados nessa localidade”, avaliou Peron.

A pesquisa concluiu que o estado do Rio enfrenta ainda um cenário de crise, e a disponibilidade da água é considerada um fator determinante para planejar novos investimentos. “A indústria fluminense é relativamente pouco afetada porque vem se adaptando a uma melhor gestão do uso da água desde 2014, ou seja, antes da crise. Hoje ela busca controlar seu consumo porque já chegou ao limite da sua oferta”, destacou.

Desafios

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo José Soavinski, representou o ministro da Pasta, José Sarney Filho. Ele comentou o cenário de desafios gerado pela pouca oferta de água. “Teremos que nos superar e usar de toda a inteligência e informação para que tenhamos um espírito de compartilhamento da água. Precisamos fazer essa gestão sempre respeitando o equilíbrio do planeta, a oferta qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos e a preservação do meio ambiente”, explicou.

Soavinski leu ainda uma carta, escrita pelo ministro Sarney Filho, destacando como prioridade a segurança hídrica nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, abastecidos pela bacia do rio Paraíba do Sul, visando, entre outros objetivos, não prejudicar os consumidores e a competitividade dos negócios na região.

O evento contou também com a presença do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu; da subsecretária de Articulação Institucional da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, Eliane Barbosa; do procurador assistente da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, Carlos da Costa e Silva Filho, e da secretária executiva do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas. O seminário aconteceu em  6 de setembro, na Casa Brasil, no Píer Mauá.