FIEMG – Sindbebidas/MG é anfitrião do Intercâmbio de Lideranças Setoriais

Publicada em 22/06/2016 pelo

site da FIEMG

.

Presidentes de sindicatos de bebidas de todo o país se reuniram na FIEMG, no dia 21/06 durante o 2º Intercâmbio de Lideranças Setoriais, ação do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Sindicato das Indústrias de Cerveja e de Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas) foi o anfitrião do evento, ao lado da Assessoria de Relações Sindicais da FIEMG.

O objetivo do programa é estreitar o relacionamento entre líderes empresariais de 15 setores, baseados em diferentes estados, e possibilitar a discussão de temas relevantes para a competitividade da Indústria. ?Juntas as lideranças compartilham desafios e propostas de soluções?, diz a gerente de Desenvolvimento Associativo da CNI, Camilla Cavalcanti.

O programa atua em quatro eixos: gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. O critério para definir o local do encontro é haver um sindicato que se destaque por sua atuação. ?O Sindbebidas de Minas Gerais tem feito um trabalho relevante para a classe e já foi convidado para apresentar suas ações em outros estados?, diz Cavalcanti.

O superintendente do Sindbebidas, Cristiano Lamego, apresentou as posturas adotadas pelo sindicato no mercado e no campo governamental. O sindicato estava inativo em 2004 e hoje conta com 150 associados. ?Assumimos uma gestão profissionalizada e desempenhamos a condição de legítimo representante dos interesses e das necessidades das empresas que compõem a base?, afirma.

Entre as ações destacadas estão a implantação de um sistema de comunicação segmentada e atualizada (cerveja, cachaça, refrigerantes, sucos e energéticos e água mineral) e a defesa de uma caga tributária mais justa para o setor (regimes especiais de ICMS para cervejas e cachaça artesanais), além do oferecimento de assessoria especializada para os associados com ênfase em planejamento tributário.

O presidente do Sindbebidas, Mário Morais Marques, ressaltou a união do setor, que é o quarto contribuinte do Estado, e a participação ativa em todos os eventos dos setores representados, além de fóruns e câmaras nacionais. O sindicato também incentiva os programas de certificação de qualidade como do INMETRO e dos produtos orgânicos.