Exportadores do Centro-Oeste consideram o custo do transporte 11% mais crítico do que a média brasileira


O custo com transporte foi apontado como um dos principais desafios para as exportações

O custo do transporte e as elevadas tarifas cobradas por portos e aeroportos foram apontados como os maiores desafios às exportações brasileiras qualquer que seja o porte da empresa ou a região geográfica na qual está localizada. A análise dos 10 entraves mais críticos por região mostra que, de forma geral, os exportadores enfrentam os mesmos problemas, a diferença é o nível de criticidade. O

estudo

foi feito pela

Confederação Nacional da Indústria (CNI)

, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (

FGV

).

Os exportadores da região Centro-Oeste apontaram as greves dos profissionais envolvidos nas exportações e a situação das rodovias fatores mais graves do que os exportadores de outas regiões. Para eles, o custo de transporte reflete as debilidades logísticas da região e é um problema considerado 11% mais crítico do que a média brasileira. No Nordeste, os exportadores mostraram-se mais afetados pelos elevados juros para o financiamento da produção e pela baixa disponibilidade de capital para as atividades de exportação.

A análise por porte empresarial mostra que as micro e pequenas empresas consideram o excesso de leis, as alterações frequentes nas normas e a complexidade da legislação problemas maiores do que empresas de médio e grande porte. Isso ocorre porque essas empresas tendem a não possuir um departamento jurídico especializado ou recursos para manter uma assessoria jurídica dedicada ao comércio exterior. Veja quais são os principais problemas em cada região:

Centro-Oeste


Custo do transporte é 11% mais crítico no Centro-Oeste do que na média nacional. Única região onde as greves de profissionais envolvidos nas atividades de exportação aparecem entre os dez principais entraves. É um fato 12% mais crítico do que no restante do país.


Nordeste


Para o Nordeste, a taxa de juros é um problema maior do que as tarifas cobradas em portos e aeroportos. E metade das grandes empresas exportadoras diz que a burocracia afetam seus negócios.


Norte


Múltiplas interpretações dos requisitos legais pelos agentes públicos é um problema maior no Norte do que no restante do país.


Sul


Única região do País onde a taxa de câmbio aparece entre os dez primeiros obstáculos às exportações.


Sudeste


No Sudeste, as micro e pequenas empresas têm dificuldades para conhecer as leis e as normas do comércio exterior, que estão espalhadas em diversas fontes.


SAIBA MAIS

– Faça o download na íntegra do documento

Desafios à Competitividade das Exportações Brasileiras

.

Por Adriana Nicácio

Foto: Miguel Ângelo

Da

Agência CNI de Notícias

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.