Edital de Inovação para a Indústria e responsabilidade social foram apresentados no Congresso RH-RIO 2017


 


O Sistema FIRJAN apresentou as possibilidades de recursos para investimento em inovação responsabilidade social corporativa no Congresso RH-RIO 2017. Segundo Fabiano Gallindo, especialista de Inovação da Federação, o Edital de Inovação para a Indústria 2017 é uma boa opção, por ter chamada contínua e avaliação trimestral dos projetos.


 


“As ideias podem ser submetidas a qualquer momento. É uma ótima oportunidade para melhorar a competitividade das empresas fluminenses”, explicou Gallindo. Os Departamentos Nacionais do SENAI e do SESI, junto com o Sebrae Nacional, disponibilizam até R$ 53,6 milhões para projetos de inovação, em caráter não reembolsável, para empresas de todos os portes.


 


As categorias atendidas pelo SENAI contemplam inovações tecnológicas, enquanto as do SESI são voltadas para projetos de segurança e saúde no trabalho e promoção da saúde. O objetivo é ajudar a encontrar soluções para grandes desafios da indústria.


 


Uma das empresas contempladas foi a empresa Insolar, com o seu Ombrelone Solar, que recarrega equipamentos eletrônicos através de células fotovoltaicas. Com uma equipe multidisciplinar, que envolveu o Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental e o IST Automação e Simulação, quatro protótipos foram desenvolvidos e testados no campo de golfe dos Jogos Olímpicos Rio 2016.


 


“O Edital está de acordo com as ações de fomentar a Inovação e o Desenvolvimento Tecnológico do Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro 2016-2025”, analisou o especialista. O segundo ciclo do Edital vai até 24 de julho.


 


Responsabilidade social


 


A responsabilidade social corporativa foi outro tema de destaque. Eliane Damasceno, coordenadora de Desenvolvimento de Projetos da Gerência de Responsabilidade Social do Sistema FIRJAN, palestrou sobre o assunto, ressaltando como a responsabilidade social contribui para a sustentabilidade das empresas e como o investimento em projetos sociais abre caminho para elevar rendimentos, gerar menor impacto socioambiental e diminuir os custos das empresas.


 


“A responsabilidade social contribui para o engajamento dos stakeholders, contribuindo para a reputação corporativa da empresa. É um fator de competitividade e geração de valor”, disse Eliane.


 


Para auxiliar as empresas, o SESI Nacional desenvolveu um modelo próprio que pode ser aplicado gratuitamente nas indústrias de todo o Brasil. O Modelo SESI é composto por dois questionários, um para o os gestores, outro para os colaboradores. Com os dados obtidos é gerado um diagnóstico da empresa e um plano de ação relacionado à sustentabilidade.


 


A instituição oferece também o Modelo SESI de Sustentabilidade para a Competitividade, uma metodologia desenvolvida em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que pode ser aplicada em micro e pequenas empresas via sindicato ou de forma setorial, e que tem foco na competitividade.


 


Também foram apresentados os incentivos fiscais com foco social. Proporcionados pelo Ministério do Esporte e Ministério da Cultura, o fomento permite o desenvolvimento de projeto socioesportivo e socioculturais, onde as empresas podem utilizar o benefício fiscal como uma oportunidade de promover o bem-estar social da comunidade e a construção de uma imagem positiva de sua marca.


 


Eliane apresentou também o Projeto de Formação Integrada para Pessoa com Deficiência (PCD) do Sistema FIRJAN. “É importante preparar o ambiente da empresa e os colaboradores para a inclusão desses trabalhadores. Mais do que atender às leis de cota para PCD, o projeto busca proporcionar cidadania, desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou.


 


A certificação é reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. O Sistema FIRJAN oferece consultoria para as empresas associadas auxiliando no desenho de projetos para a aplicação junto aos fomentos.


 


O Congresso RH-RIO 2017, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), aconteceu em 6 e 7 de junho, no Windsor Oceânico Hotel, na Barra da Tijuca.


 

Saiba mais sobre o Edital de Inovação para a Indústria 2017


 

Saiba mais sobre Responsabilidade Social

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

  • REPRESENTATIVIDADE

    Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

  • COMPETITIVIDADE

    Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

  • PRODUTIVIDADE

    Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

  • QUALIDADE DE VIDA

    Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.