1º Seminário da Qualidade Automotiva Sindirepa

Uma mão de obra qualificada impacta diretamente a produtividade das empresas. Com esse objetivo em mente, o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro (Sindirepa) está lançando o Selo de Qualidade Automotiva (SQA), uma parceria com a Firjan SENAI, para estimular o desenvolvimento do empresário do setor de reparação. A ideia é levar as transformações da indústria 4.0 às empresas, visando verificar as conformidades e capacitar seus funcionários a lidar com essa nova realidade e aprimorar a qualidade dos reparos que chegam ao consumidor final.

Sem implicar em mais burocracia para as empresas, o principal pré-requisito para obtenção do Selo é que no primeiro ano 10% dos seus funcionários passem pelo processo de certificação profissional da Firjan SENAI. Além disso, as empresas devem passar por avaliação da conformidade nas documentações administrativas, implantação melhoria no atendimento ao cliente, na gestão administrativa e nos processos produtivos.

Os mecânicos de manutenção automotiva serão avaliados de forma escrita e prática em seis áreas: manutenção de sistemas de freios, suspensão e direção; manutenção de sistemas de transmissão manual e automatizada de veículos leves; manutenção de motores ciclo Otto e seus sistemas; manutenção no sistema de carga e partida; manutenção dos sistemas de sinalização e iluminação; e manutenção dos sistemas de segurança, conforto e entretenimento.

O Selo de Qualidade Automotiva foi apresentado oficialmente no Seminário de Qualidade Automotiva, realizado na sede da Firjan, no dia 28 de março, com público presente de aproximadamente 200 empresários. O evento contou com a abertura do Procurador Geral da Justiça, José Eduardo Gussem, Sergio Duarte, Vice-Presidente da Firjan e Rodrigo Moreira, Presidente do Sincopeças RJ.

Houve uma homenagem aos empresários que dedicaram grande parte da sua vida contribuindo para desenvolvimento do setor, o presidente do Sindirepa realizou a entrega da medalha ao Mérito na Indústria Automotiva, e o presidente da Firjan, Dr.  Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira realizou um agradecimento em nome de todos os homenageados.

As empresas Petrobrás, Sicoob e Naturgy participaram de dois painéis onde foram debatidos o futuro e as transformações do setor automotivo.

“Mão de obra desqualificada é uma queixa frequente no setor, e a Firjan SENAI entende a necessidade de preparação dos funcionários para as oficinas. O Selo, em longo prazo, será uma das principais ferramentas do Sindirepa, porque seremos um abalizador de qualidade, atestando que a empresa tem capacidade de atender com excelência as seguradoras”, destacou Celso Mattos, presidente do Sindirepa.

Clique aqui para fotos.

Seminário da Qualidade na Indústria Automotiva